17 NOV 2016
Alerta de Febre Amarela
Informamos que a partir do dia 21 a 26 de novembro, no Centro de Saúde II, ao lado da polícia militar, na sala de vacina, estaremos imunizando aqueles que não estão com a vacina de febre amarela em dia. Esta vacina é administrada às terças-feiras, porém, durante este período de 21 a 26/11 estaremos administrando a vacina todos os dias. Inclusive no dia 26/11 – Dia “D” (sábado), o setor de vacina estará aberto das 8 às 17hs.

Esta campanha de intensificação está ocorrendo devido a casos de Febre Amarela que está ocorrendo em nossa região. Lembrando que em nosso município de Nhandeara existe uma grande população de macacos que são fonte de infecção.

É importante ressaltar que a transmissão da doença é feito no Brasil principalmente por dois mosquitos, sendo um deles o da Dengue. Este mosquito se alimenta do sangue do macaco contaminado transmitindo a doença para o homem.

Casos suspeitos de Febre Amarela podem apresentar: quadro febril agudo (até 7 dias), de início súbito, acompanhada de icterícia (“amarelão”) e/ou manifestações hemorrágicas, residente ou procedente de área de risco para febre amarela ou de locais com ocorrência de epizootias em primatas não humanos ou isolamento de vírus em vetores, nos últimos 15 dias, não vacinado contra febre amarela ou com estado vacinal ignorado.

Um dos meios de evitar que a Febre Amarela e outras doenças como Zikavirus, Chikungunya e Dengue se prolifere em nosso meio é não deixando água parada, limpar caixas de água, não deixar pneus, garrafas, ou qualquer outro objeto que possa acumular água, inclusive fiscalizar os vasos de flores colocando areia no fundo onde a água possa depositar-se. O mosquito da dengue é um grande inimigo para a saúde pública, pois através dele podem ser transmitidas estas doenças: Zikavirus, Chikungunya, Dengue e Febre Amarela.

Não se esqueçam de trazer a carteira de vacinação. Não deixando água parada e a vacinação em dia são os instrumentos que temos atualmente para lutar contra a Febre Amarela.

José Diego Guarine

Enfermeiro