23 JUN 2017
Nhandeara completa 89 anos
Neste sábado, 24 de junho, Nhandeara completa 89 anos de fundação e para comemorar a data, o município terá a 49ª Expo Nhandeara, que iniciou no dia 22 e vai até amanhã, 24. Nós conversamos com o prefeito José Adalto Borini, o “Zé do Carneiro”, que falou sobre seus quase 6 meses à frente do Executivo.

“Foram seis meses de muita conquista, onde tivemos a reforma, ampliação e revitalização do recinto municipal, a implantação de um sistema de ensino apostilado da Rede Positivo, aquisição de mais de R$ 200 mil em medicamentos e, por fim, o resgate a tradicional Festa do Peão de Boiadeiro (Expo Nhandeara) em homenagem ao aniversário de 89 anos do nosso município”, destaca o prefeito.

Entre todas as áreas do município, o chefe do Executivo entende que a saúde é a que precisa de mais atenção. “Apesar das melhorias estamos lutando e realizando concurso público afim de que sejamos capazes de atender a população pelo programa estadual ESF (Estratégia Saúde da Família) e assim acabar com o déficit apresentado nessa área durante os últimos 8 anos”, diz.

A cidade conta com importantes obras em andamento, “retomada da obra do saneamento básico do Distrito Industrial, UBS Zona Oeste - 50% da obra concluída, encerrando a creche escola e iniciando a parte do fechamento da creche e reconstrução de sarjetões em pontos estratégicos da cidade”, enumera.

Zé do Carneiro também comentou sobre as finanças do município. “A prefeitura de Nhandeara encontra-se com as finanças sanadas, tendo em vista que houve uma redução de gastos públicos em torno de 30% em todas as áreas da administração. Em contrapartida, a prefeitura retomou o pagamento dos quinquênios dos funcionários públicos, que estavam suspensos desde o ano de 2010, concedeu um aumento ao funcionalismo público ao patamar de 6,47%, ou seja, um aumento acima da inflação acumulada do ano. Ainda assim, somando os valores do tesouro com convênios firmados junto aos governos federal e estadual, o município apresenta um superávit de R$ 5.472.527,23”, afirma.

Para o segundo semestre, o planejamento é investimento em obras, saúde e realização de eventos. “Investimento na revitalização das vias asfálticas, a recuperação da saúde do município com a realização de concurso público para médicos (já em andamento) e a busca de recursos para finalização de obras paradas, as quais já se encontram em fase de projetos. Também será realizado pela primeira vez, em outubro, a Festa das Nações e no final do ano o Natal Iluminado”, ressalta o prefeito.

Para encerrar, o chefe do Executivo deixa uma mensagem aos munícipes. “Um feliz aniversário para toda a população nhandearense, dizer que essa administração tem como principal objetivo buscar atender a toda a população em todas as áreas possíveis e que o maior tesouro dessa cidade é o povo, humilde, honesto e acolhedor. Parabéns Nhandeara pelos seus 89 anos”.

49ª Expo Nhandeara

Na primeira noite, 22, quem agitou o público presente foi a dupla Léo & Raphael em um show que teve entrada franca. Hoje, 23, quem sobe aos palcos é a dupla Guilherme & Santiago, também com entrada franca. Para encerrar a festa, dia 24, o grande show em homenagem ao aniversário da cidade, Jads & Jadson, com entrada no valor de R$ 20,00, estudantes e funcionários públicos pagam meia.

O evento ainda conta com montarias em todas as noites, parque de diversões, praça de alimentação e shows no Palco Bailão. Os portões do Recinto Indalécio Ayub abrem às 19h.