18 SET 2017
EDUCAÇÃO E CULTURA
Alunos do município participam do programa Turismo do Saber
No dia 22 de agosto de 2017, os alunos do 5° ano da Rede Municipal de Ensino - envolvendo as Escolas Municipais “Joaquim Fernandes de Melo”, “Lúcio Antonio Zocal” e “Orlando Albernaz André Pereira da Silveira” e a escola da Rede Estadual de Ensino “Antonio Perciliano Gaudêncio”, distrito de Ida Iolanda - tiveram a oportunidade de participar, pela primeira vez na história de Nhandeara, do Programa “TURISMO DO SABER”.

O Programa “Turismo do Saber” é desenvolvido pela Secretaria Estadual de Turismo de São Paulo e está destinado a proporcionar, às crianças de escolas públicas, uma nova experiência de vida por meio do Turismo Social, na qual cada participante pode ter contato com diferentes paisagens, culturas, recursos naturais e patrimônios que permitem ampliar os horizontes e conhecimentos de “turistas-mirins”. A ação proporciona uma saída do ambiente escolar, com o objetivo de aprofundar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula, através da visita, de 1(um) dia, a determinados atrativos turísticos.

Sendo assim, os alunos, acompanhados por uma equipe de gestores, professores e funcionários, realizaram uma viagem cultural até a cidade de São Paulo e tiveram a oportunidade de conhecer o Jardim Botânico e o Zoológico.

O Diretor do Departamento Municipal de Educação e Cultura, Rodrigo Rodrigues Menegon, esclareceu que estas atividades extracurriculares caracterizam–se como práticas escolares, que buscam complementar e potencializar o Currículo de um determinado conteúdo, bem como, ampliar os horizontes do conhecimento e de sua prática para além do ambiente de sala de aula, propiciando a transdisciplinaridade do trabalho, sendo este movimento, enriquecedor e implementador ao próprio perfil de aluno.

A Coordenadora da Educação, Elaine Cristina do Carmo Bernardini, enalteceu que esta atividade foi muito prazerosa e interessante, pois os alunos e monitores adquiriram muitos conhecimentos. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de perceber o quanto a natureza é bela e importante para a vida. Reiterou, ainda, que acima de tudo, devemos conscientizar nossos alunos em relação à preservação para amenizar os problemas ambientais que afetam os ecossistemas brasileiros: a caça, o desmatamento, a poluição e as queimadas, que tanto têm prejudicado a fauna e a flora em nosso país.

O Departamento Municipal de Educação e Cultura agradece, de coração, a todos os parceiros, e em especial:

Aos Pais e Responsáveis, pela confiança em nós depositada.

Ao Secretário Estadual de Turismo Laércio Benko e toda sua equipe, por terem atendido esse nosso pedido e por toda infra-estrutura, carinho e atenção que nos ofereceram.

Ao Deputado Estadual Fernando Capez e equipe, por conseguirem a isenção dos ingressos nos locais visitados.

Ao nosso Prefeito Municipal “Zé do Carneiro” e ao nosso Vice “Indalécio Ayub”, por todo respaldo, apoio e credibilidade que eles têm oferecido e proporcionado à Educação de nosso amado Município.

A definição se resume em “gratidão a todos vocês, pela realização e concretização desse projeto; nossos alunos nunca mais serão os mesmos. Investir em Educação é garantir a Esperança de um futuro melhor. Nosso muito obrigado”, concluiu o diretor de educação.