02 MAI 2016
EDUCAÇÃO E CULTURA
Sociologia praticante
Na escola Pedro Pedrosa em Nhandeara, os alunos pautados na situação de aprendizagem: “O que é cidadania, onde fala-se muito sobre “ser cidadão” e sobre “cidadania”, colocaram literalmente no papel os conceitos que aprenderam em sala. Mas será que sabemos realmente o que esses termos significam? Baseados nos conhecimentos e discussões em sala sobre o tema e orientados pela Professora de Sociologia Elaine Facchini, na prática, através da proposta de artigos, os alunos puderam expor suas considerações argumentativas como produto de todas as incumbências apresentadas e vivenciadas em sala. Com apoio também da Professora de Português, “Cidinha” Santos, pudemos selecionar o seguinte artigo do aluno da 3ª série A: Chrystian Hespanholi Cerezini. Parabéns querido!

Artigo selecionado:

Cidadania a passos largos

Chrystian Hespanholi Cerezini

Desde os tempos mais remotos, a sociologia em sua essência contribuiu para a construção e aperfeiçoamento de inúmeros povos globais. Não é preciso ter mestrado ou doutorado para constatar o quão importante foi seu uso, mesmo intrínseca e encustada obscuramente na sociedade, contribuiu para a idealização e compreensão de processos cidadãos e inflamou vários levantes racionais de cunho social.

Seja na ajuda financeira a instituições filantrópicas, em campanhas de angariação de recursos ou até mesmo na cobrança de nossos governantes eleitos, todos nós temos e devemos estar voltados a questões humanitárias e políticas, pois somente deste modo, estaremos contribuindo para a construção de uma sociedade mais cidadã, exercendo nossa própria cidadania.

Sendo assim, compreendemos que o conceito de cidadania não restringe-se a apenas alguns tópicos, mas a um leque de vertentes. A participação social, interligada com tais conceitos, motiva-nos a proatividade, pois convida-nos a participação frequente de questões públicas, que diretamente ou não, podem influenciar no curso de nossas cidades, estado e país.

Haja visto tais importâncias de estarmos antenados as questões circundantes, é preciso termos a perspicácia e a sensibilidade de percebermos ainda mais as lacunas e falhas de nossas políticas públicas sociais atuais, promover mais estudos e reflexões nas escolas a respeito do tema para a efetivação do exercimento do processo de cidadania.