04 SET 2015
APAE de Nhandeara realiza semana do excepcional

De 21 a 28 de agosto, a APAE de Nhandeara realizou a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com o tema “Inclusão se conquista com autonomia”.

Segundo a diretora da instituição, o tema deste ano se encaixa perfeitamente com os desafios “Superando” os limites, tornando evidente a luta pela diminuição das diferenças, sendo questão de justiça social e garantia da cidadania.

A inclusão é um desafio que, ao ser devidamente enfrentado, provoca a melhoria da qualidade da educação básica e superior, pois para os alunos com e sem deficiência possam exercer o direito à educação em sua plenitude.

No cenário atual, embora mudanças e conquistas asseguradas na legislação nacional, muito ainda precisa ser feito, especialmente com ações voltadas à implementação do instituído, sendo que a história da pessoa com necessidades especiais esteja em processo de repaginação, já se encontra mais presente nos diversos cenários e movimentos de luta pela inclusão social, autonomia, igualdade de oportunidades participação , segurança, liberdade e respeito, são necessárias mudanças nas relações familiares, comunitárias, nos contextos socioculturais diversos e políticas públicas que assegurem participação plena e qualidade de vida, usufruto dos direitos e deveres políticos e sociais, reforçando o Tema proposto.

“É na educação que decidimos se amamos nossas crianças o bastante para não expulsá-las de nosso mundo e abandoná-las a seus próprios recursos e tampouco, arrancar de suas mãos a oportunidade de empreender alguma coisa nova e imprevista para nós, preparando-as, em vez disso e com antecedência, para a tarefa de renovar um mundo melhor”.