08 NOV 2019
AGRICULTURA
Itesp e município de Nhandeara assinam contrato que vai beneficiar produtores rurais do Banco da Terra
A Fundação Itesp e a Prefeitura de Nhandeara deram um importante passo ao assinarem contrato para prestação de serviços técnicos especializados de georreferenciamento e retificação administrativa da área da Associação dos Pequenos Produtores Rurais “Brasil Rural”, para beneficiar 31 famílias que há 17 anos compraram a área por meio de financiamento via Banco da Terra.

O evento aconteceu na noite de 18 de outubro, na sede do legislativo municipal. Estiveram presentes o prefeito municipal José Adalto Borini, o popular Zé do Carneiro, a presidente da Câmara Municipal, Aurora Lopes Palmejiani, o presidente da associação, Alcides Flores Caporalino, o vereador José Antônio Simão, o deputado Carlão Pignatari e o diretor executivo da Fundação Itesp, Claudemir Peres.

O diretor executivo do Itesp, Claudemir Peres, agradeceu ao prefeito por confiar no trabalho da Fundação e destacou que as equipes técnicas têm se desdobrado para atender às diversas solicitações dos municípios para serviços de regularização fundiária, concluindo que esse é um compromisso para o fortalecimento da Gestão Municipal, assumido pelo Governador do Estado, João Dória.

“Estamos trabalhando forte na regularização fundiária. Já entregamos mais de 43 mil títulos em todo o Estado de São Paulo. Esse ano vamos atingir a marca de 5 mil títulos. A Regularização Fundiária Rural leva cidadania e segurança jurídica para as famílias e esse é o objetivo do nosso trabalho”, completou Claudemir.

Vale lembrar que em 16 de outubro de 2017, o deputado estadual Carlão Pignatari e lideranças do município reuniram-se com o diretor adjunto de Recursos Fundiários da Fundação Itesp, Gabriel Veiga, para solicitar os serviços especializados da instituição, visando solucionar a situação dos produtores da referida associação.

Participaram, também, da cerimônia de sexta-feira o coordenador da Regional Noroeste, Clóvis Etto, os servidores da Fundação Itesp Luiz Gilberto Bonadio Franco, Délcio Silva, Sônia Maria de Oliveira, e o supervisor do Grupo Técnico de Campo do Fundiário de Presidente Prudente, Fernando Barbosa dos Santos, que comandará os trabalhos do Contrato.

Os serviços estabelecidos no contrato são essenciais para o processo de individualização dos lotes dos produtores, conforme normativas estabelecidas pelo Banco do Brasil. O analista de desenvolvimento agrário do GTC de Andradina, Luiz Gilberto Bonadio Franco, tem acompanhando a associação e realizado todos os procedimentos legais necessários para renegociação da dívida dos produtores junto ao banco, entre outras atividades previstas no âmbito do convênio entre a Fundação Itesp e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD).
08/11/2019