02 MAI 2018
EDUCAÇÃO E CULTURA
Nhandeara inicia programa de educação empreendedora no ensino municipal

A Prefeitura Municipal de Nhandeara firmou convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) e implanta no próximo semestre de 2018, o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) na rede municipal de ensino. O projeto pedagógico, por meio de atividade lúdicas, fomenta a educação e a cultura empreendedora para crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

A metodologia do JEPP incentiva o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores, conta com atividades práticas de aprendizagem e contribui com conceitos de cidadania, ética, sustentabilidade, proatividade. O JEPP traz uma proposta pedagógica diferente para cada ano do ensino fundamental, além de favorecer a participação da comunidade na escola, ao mesmo tempo em que contribui com o contexto social e ambiental local.

Nesta semana, o Sebrae-SP, iniciou as capacitações aos professores dentro das escolas municipais do ensino fundamental, que hoje atendem mais de 500 alunos no munícipio de Nhandeara. Os treinamentos dos professores acontecerão em módulos presenciais e de ensino à distância e os alunos receberão o material apostilado gratuitamente.

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:

- Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;

- Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;

- Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;

- Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Fonte: sebrae.com.br

Sobre as atividades em cada ano do JEPP

1º ano “O mundo das ervas aromáticas”

Os alunos são instigados, a partir de uma história, a desenvolver o comportamento empreendedor e vivenciar as etapas de um plano de negócios, por meio da montagem de uma loja de ervas aromáticas. Com a ajuda da Filomena, personagem especial no material do 1º ano, as atividades favorecem a ludicidade e estimulam a imaginação dos alunos. Filomena envia presentes, bilhetes e ervas aromáticas para os alunos conhecerem. Além disso, os alunos são estimulados a despertar uma visão ampla do empreendedorismo, que engloba a cooperação, a ecossustentabilidade, a cidadania e a ética.

2º ano “Temperos naturais”

No 2º ano, a partir da ideia de interação com a natureza, propõe-se o plantio e a montagem de uma loja de temperos naturais para vender, por exemplo, mudas de cebolinha e salsinha. Com jogos e brincadeiras cooperativas, a ideia é desenvolver comportamentos empreendedores, necessários para vivenciar as etapas de um plano de negócios. O material conta a história de Leonardo, que se muda da cidade para o campo e descobre muitas coisas interessantes sobre plantio e sobre agronegócios com seu novo vizinho, Sr. Mário.

3º ano “Oficina de brinquedos ecológicos”

No 3º ano, a proposta é a montagem de uma oficina de brinquedos ecológicos, elaborados com material reciclável. Nesse espaço, os alunos venderão os brinquedos e jogos elaborados por eles e também poderão ensinar aos clientes como produzi-los. Além disso, no momento da brincadeira é incentivado o autoconhecimento e a percepção do outro, aspectos necessários ao desenvolvimento dos comportamentos empreendedores. Ressalta-se, ainda, que o divertimento e o lazer são condições fundamentais para promoção da saúde e qualidade de vida.

4º ano “Locadora de produtos”

A dinâmica do curso no 4º ano incentiva a diversidade de leitura e de outras formas de entretenimento, sensibilizando as crianças sobre o empreendedorismo por meio da montagem de uma locadora de livros, gibis, brinquedos, games ou vídeos. Durante os encontros, as crianças têm oportunidade de vivenciar o processo de planejamento bem como o efetivo funcionamento de uma empresa de prestação de serviços. São convidadas a experimentar o empréstimo e a locação como uma oportunidade de ampliar e enriquecer os momentos de divertimento.

5º ano “Sabores e cores”

O 5º ano trabalha o alimento como uma grande oportunidade de negócio. Os alunos montam uma empresa de produtos alimentícios, priorizando produtos naturais, e aprendem sobre clientes, concorrentes e produtos. O tema sabores e cores têm como pano de fundo a atenção voltada para a saúde, a correta e adequada manipulação de alimentos, a educação ambiental e a utilização consciente dos recursos da natureza, tendo em vista o desenvolvimento sustentável.

Fonte: sebrae.com.br