15 MAI 2017
EDUCAÇÃO E CULTURA
A Leitura na EE Pedro Pedrosa
Dados da CBL -Câmara Brasileira do Livro- mostram que o brasileiro lê 1,8 livros por ano, enquanto que em países como França e Estados Unidos cada pessoa lê em média de cinco a sete livros por ano. O país é o lanterna atrás de outros também latinos, como Argentina e México.

Entre os tantos problemas pelos quais, a educação passa precisamos citar o desinteresse pela leitura, pelo hábito de ler, compreendendo aqui, que esta é uma dificuldade nacional. Todos os dias o número de leitores críticos na sala de aula diminui, e de educandos que desempenham a obra e prática da leitura com deleite também.

No entanto, apesar de todos os desafios acima apresentados em nossa comunidade escolar a sala de leitura Professor Antonio Rocco vem contribuindo para que tal situação seja transformada, neste 1º Bimestre os alunos do Ensino Médio leram em média 1 exemplar mensal, enquanto os estudantes do Ensino fundamental leram em média 3 exemplares por mês, além de gibis, mangás e revistas. Isto de longe supera a meta nacional. Sabemos que ainda estamos longe de atingir a quantidade e qualidade ideal de leitura por estudante, porém, através de projetos como Leitor Competente, selex e sabores da leitura a qualidade de leitura tem sido buscada com afinco. No projeto leitor competente busca-se incentivar e estimular a prática do hábito leitor. São realizadas ações interventoras para divulgar o acervo, socializar e indicar obras clássicas e contemporâneas. No último dia 18 por ocasião da comemoração do dia do livro infantil e de Monteiro Lobato foi realizada várias atividades interativas de prática leitora com alunos dos 6ºs anos, a fim de proporcionar experiências prazerosa a partir de leituras teatralizadas das obras de Lobato, com a participação de personagens como Pedrinho e Emilia. Além deste projeto ainda desenvolve-se o projeto selex que tem por objetivo: Formar uma rede de comunicação entre alunos, professores, gestores e funcionários utilizando-se das cartas; Indicar leituras a seus colegas através da carta e desenvolver a autonomia e iniciativa. E por último mas não menos importante o projeto Sabores da Leitura que busca envolver a família nas práticas de leitura; Integrar família e escola; Permitir que o aluno tenha acesso a diversos gêneros literários; Que a leitura seja realizada por fruição e prazer. Todas essas intervenções estão gerando atitudes positivas da prática leitura no cotidiano escolar e permitem que o próprio estudante reflita sobre seus avanços no sentido de apropriar-se do conhecimento de forma crítica-reflexiva. Para incentivar nossos alunos que acabaram de chegar a nossa escola foram reconhecidos os alunos destaques em leitura nesta séries iniciais do Fundamental II, neste bimestre destacaram-se os alunos: Vinicius Carlota Silva – 6º A, Emanueli Sartoreli Souza _ 6º B e Maria Antonia Dias de Oliveira _ 6º C.
15/05/2017
A Leitura na EE Pedro Pedrosa