28 NOV 2016
EDUCAÇÃO E CULTURA
Projeto estimula conhecer, valorizar e respeitar a cultura afro-brasileira
Conhecer, Valorizar e Respeitar a Cultura Afro-Brasileira, uma vez que a sociedade brasileira é constituída por diferentes grupos étnico-raciais que a caracterizam, em termos culturais, como uma das mais ricas do mundo. Com esse objetivo, professores e alunos da EE Pedro Pedrosa de Nhandeara, em parceria com a Sala de Leitura Professor Antonio Rocco, promoveram um projeto em comemoração ao Dia da Consciência Negra, comemorado no Brasil no dia 20 de novembro.

Cumprindo-se dessa forma a Lei 10.639 de 09/01/2003 que torna obrigatório o ensino da história da África e Cultura Afro-Brasileira no Currículo Escolar de Educação Básica, devendo resgatar historicamente a contribuição dos negros na formação e construção da sociedade brasileira.

Para desenvolver as ações propostas foram utilizados a seguintes referências: BENTO, Maria Aparecida Silva, (org). Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo, 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, 2004. SILVA JR, Hédio (org).

Vários professores estiveram envolvidos no projeto, entre eles: Arleide da Glória Oliveira Magalhães Favero _ História, Beatriz Genaro Possavates Marcolino _ Professora Mediadora de Conflitos Escolares, Camila Fanelli de Jesus _ Arte, Elaine Cristina da Silva _ Arte, Elaine Facchini _ Sociologia, Luciano Facco _ História, Sandra Betete _ Língua Portuguesa e Sílvia Silveira _ Língua Portuguesa. As ações foram desenvolvidas em parceria com a Sala de Leitura Professor Antonio Rocco.

“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro…”

Gilberto Freyre, Casa Grande e Senzala.
28/11/2016
Projeto estimula conhecer, valorizar e respeitar a cultura afro-brasileira