21 JUN 2013
EDUCAÇÃO E CULTURA
Alunos de Nhandeara participam de atividades para resgatar histórias do município
Os alunos da EMEF Joaquim Fernandes de Melo, 3º ano A da Professora Rejane, visitaram alguns pontos históricos resgatando um pouco da história de Nhandeara, do amor e a garra do povoado daquele tempo que deu origem ao nosso Paraíso, conhecendo assim, pontos importantes revelando sua simplicidade e sua hospitalidade através de lugares e fatos como: “O Cruzeiro” local onde após ter rezado o terço, foi fincado um pedaço de madeira no solo no dia 24 de junho de 1928, solo este doado por Joaquim Fernandes de Melo, surgindo assim a Vila com o nome São João do Paraíso cujo nome lavrado a “machado”.

Compreenderam que na época se tratava de um povo cristão que escolheu o dia de aniversário de São João Batista que “veio para dar testemunho da luz que clareia e permite que vejamos o que está em volta, iluminando a presença de Jesus. É o único Santo, além de Nossa Senhora, em que se festeja o nascimento”, pois aquele dia foi muito importante para nosso povo, um dia de muita esperança.

Visitaram também o prédio, hoje denominado “Departamento de Promoção Social” que foi reformado recentemente conservando sua origem, é importante destacar que é o único prédio que restou construído na época; após compararam fotos de antes e depois revelando esses momentos importantes.

No dia 18 de junho, os alunos fizeram uma apresentação, de tudo que conheceram nesses momentos, para todos os alunos e professores do período da manhã, contaram de suas visitas, fizeram a linha do tempo relacionada aos prefeitos nomeados e eleitos até a presente data, sobre a agricultura da época, sobre os Símbolos do Município sua importância e significados.

O objetivo da atividade é resgatar histórias de ontem e histórias de hoje. Afinal, esta é a nossa cidade feita pelo nosso povo, morador nascido aqui ou não, assim sendo, acredito que esse trabalho possa auxiliar e contribuir nos estudos das futuras gerações Nhandearense. Se você é natural do município, morou ou mora nele é bom conferir e ficar por dentro das origens da cidade.

“Feliz aquele que conhece sua história e sua descendência. Pois só assim entenderá a importância da vida e a missão que tem no desenvolver da caminhada”.