23 OUT 2015
SAÚDE E BELEZA
Comunicado da Vigilância Sanitária do Município de Nhandeara – VISA-M
No dia 20 de outubro realizou-se em todos os municípios do Estado de São Paulo a Campanha Eliminando a Capina Química nas Cidades Paulistas.

O que é a Capina Química?

É um procedimento que consiste na utilização de produtos químicos para combate de plantas consideradas danosas aos interesses do homem, sem amparo legal, caracterizado como uso indiscriminado de substâncias tóxicas diversas em inúmero locais urbanos e periurbanos, ocasionando efeitos nocivos sobre a saúde e o meio ambiente.

DIGA NÃO A CAPINA QUÍMICA, ELA É ILEGAL!

Porque a Capina Química é Ilegal?

Essa prática não é autorizada e está em desacordo com a legislação vigente no Brasil. È indevida, e vem se realizando com base em ilegalidades.

Este uso tem sido realizado envolvendo desinformação, confusão e ilegalidade no comércio.

Os produtos agrotóxicos herbicidas não são autorizados pela ANVISA para o meio urbano e periurbano das cidades.

As lojas agropecuárias não tem amparo legal para autorizar a venda para a finalidade de uso no meio ambiente urbano.

Quais os possíveis danos a Saúde?

Todos os agrotóxicos são tóxicos, mas os efeitos variam entre os vários tipos de produto.

O trabalhador e a população se expõe a quantidades pequenas ou moderadas e repetidamente, não percebendo que está sendo intoxicado aos poucos e poderá adoecer.

Observamos que o glifosato, um agrotóxico herbicida, é muito usado nessa prática. Pode provocar efeitos nocivos agudos no organismo humano, se assemelha a certos hormônios levando a desregulação de hormônios, e em exposição repetidas, mesmo que em quantidades pequenas, vai envenenando as pessoas e o meio ambiente. A Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer da Organização Mundial da Saúde classificou o glifosato como provável agente cancerígeno.

As crianças são mais vulneráveis e mais sujeitas às intoxicações por possuir menor massa corporal e pela maior exposição quando se utilizam dos espaços públicos para brincar, sentado no chão, utilizando poças e águas paradas para diversão, levando à boca objetos e alimentos que caem no chão, onde se encontra o veneno.

Nos locais públicos, onde circula a população em geral, além das crianças os mais vulneráveis são os idosos, mulheres grávidas, e os doentes de vários tipos de enfermidades, inclusive aqueles que podem ter seus problemas de saúde agravados, como os que tem problemas respiratórios, como asmáticos, alérgicos e outros.

Danos ao Meio Ambiente

Os herbicidas são tóxicos para animais domésticos (cães, gatos, cavalos, pássaros, e outros) que podem ser intoxicados pela ingestão de água contaminada e pelo consumo de capim, sementes e alimentos espalhados nas ruas.

Contaminação do solo e das águas, sendo que as cidades que possuem corpos d´água como lagos, mangues ou outros mananciais aquíferos no seu entorno, podem ter seus ecossistemas afetados pelo herbicidas arrastados com as águas da chuva.

Jardins e árvores podem ser atingidos tanto pelo respingo durante a aplicação do produto, como pelas águas contaminadas, o que pode levar a doença e morte das plantas.

Os herbicidas são tóxicos para organismos aquáticos, micro-organismos do solo, minhocas, aves, abelhas, anfíbios, répteis e mamíferos.

O USO DE AGROTÓXICO NO MEIO URBANO E PERIURBANO SÓ SE JUSTIFICA EM CASO DE EPIDEMIA E QUANDO RECOMENDADO PELAS AUTORIDADES DE SAÚDE.

A Equipe da VISA do Município de Nhandeara em parceria com as lojas que comercializam herbicidas e afins, Departamento de Meio Ambiente, Casa da Agricultura, Departamento de Serviços Gerais do Município, Profissionais da área e outros; estaremos divulgando e orientando as pessoas que utilizam destes produtos para que tenham conhecimento sobre seus efeitos nocivos à saúde e o meio ambiente.