22 MAI 2018
SAÚDE E BELEZA
Nhandeara realiza coleta de pneus para combate ao mosquito Aedes
A Divisão Municipal de Meio Ambiente de Nhandeara, a equipe de Controle de Vetores e a Vigilância Sanitária do Departamento Municipal de Saúde realizaram, na última semana, o recolhimento de pneus inservíveis, com objetivo de intensificar as ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti na cidade. Foram recolhidos cerca de 10 toneladas de pneus que terminaram sua vida útil e que serão destinados ao descarte ambiental correto.

Quando os pneus não podem mais ser reformados ou continuar rodando, ele precisa ser encaminhado para local apropriado, em qualquer borracharia, ou no Ecoponto de Coleta de Pneus, localizado no Barracão da Prefeitura de Nhandeara, no Distrito Industrial. Desse ponto, a empresa Reciclanip em parceria com a ANIP (Associação da Indústria de Pneumáticos), é responsável pela coleta e destinação para empresas de trituração desse material. No Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos dos pneus são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, tapetes para automóveis, na fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha.

Os pneus, quando deixados nos quintais das casas ou em local exposto, podem acumular água parada que é a condição favorável para criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. O Ministério da Saúde tem reunido esforços no combate ao Aedes aegypti, convocando o poder público e a população. O governo federal mobilizou todos os órgãos federais para atuar conjuntamente nesse enfrentamento, além da participação dos governos estaduais e municipais.

Participaram da ação os munícipios de Floreal, Macaubal, Sebastianópolis do Sul, Monções, Turiúba, Gastão Vidigal, Nova Castilho e Guzolândia.