13 MAR 2015
SAÚDE E BELEZA
Grupo de Diabéticos e Hipertensos participam de palestra sobre dengue
Mais um encontro mensal com o grupo de diabéticos e hipertensos foi realizado no dia 26 de fevereiro no CRAS. O evento teve como palestrante e organizador o Enfermeiro José Diego Guarine, o qual contou com a colaboração da auxiliar de enfermagem Maria de Fátima Barbosa (Marli) e também dos Agentes Comunitários de Saúde.

O assunto desta vez foi sobre a dengue, doença que neste período de chuva se agrava e vem fazendo várias vítimas em nossa região. São vários os municípios que já estão em estado de emergência. O nosso município está em estado inicial, porém, para que não cresça o número de vítimas desta doença pedimos encarecidamente a colaboração de toda a população para que não deixem água parada, pois a única maneira de combater a dengue é eliminando os criadouros de mosquitos. Lembrando que dengue não tem cura e a única vacina é a sua ação.

No encontro foi orientado sobre os principais sintomas da dengue (febre, dor de cabeça, dor nos olhos, nas articulações ou no corpo, fraqueza e manchas vermelhas na pele), foi discutido sobre como identificar e eliminar os criadouros do mosquito, também foi falado sobre medicamentos que podem agravar ainda mais a dengue (principalmente os mais utilizados por hipertensos e diabéticos como AAS, clopidogrel, marevam, entre outros).

O grupo de hipertensos e diabéticos se reúne mensalmente, sendo que cada mês é abordado um assunto diferente. Neste mês de março o encontro acontecerá no dia 26 no CRAS às 14h30. Sua presença é indispensável.