27 JUN 2023
Realização da Audiência Pública de revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Aconteceu dia 21 de junho na Câmara Municipal de Nhandeara, a Audiência Pública sobre a revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

No dia 21 de junho de 2023, na Câmara Municipal de Nhandeara, a Prefeitura de Nhandeara, por meio da  Coordenadoria de Meio Ambiente, realizou a audiência pública para apresentação da revisão Plano Municipal  de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
Na ocasião, o coordenador municipal do meio ambiente DEIVID ARIANI, juntamente com funcionários público e sociedade civil, acompanhado da engenheira ambiental Marcillei Duarte, fizeram esclarecimentos detalhados sobre a revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para munícipes presentes.
A coordenadoria de Meio Ambiente ainda afirmou que, durante o diagnóstico para a realização da revisão do Plano, foram avaliadas algumas situações, como o descarte irregular de resíduos em terrenos e logradouros públicos. “Verificou-se, assim, a necessidade de sempre participar do PMVA (Programa Município VerdeAzul) da secretária de Meio Ambiente e Infra-estrutura do Estado de São Paulo, para que a gestão ambiental e principalmente a gestão de resíduos sólidos do município seja cada vez mais eficaz.
Segundo o coordenador de meio ambiente Deivid Ariani,   o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) do município de Nhandeara- SP, deverá ser atualizado no máximo a cada 4 quatro) anos, em razão da necessidade de compatibilização do Plano Plurianual. Sendo assim, após a revisão o plano atende a exigências conforme previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei 12.305 de 2010. O PMGIRS contempla ações específicas a serem desenvolvidas no âmbito dos órgãos da administração pública, com vistas à utilização racional dos recursos ambientais, ao combate a todas as formas de desperdício e à minimização da geração de resíduos sólidos.
Após a participação popular, o próximo passo é a aprovação do Projeto de Lei para instituição do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), pela Câmara Municipal.