05 FEV 2016
SAÚDE E BELEZA
Carreta do Hospital do Câncer está em Nhandeara
Uma carreta do Hospital do Câncer de Barretos está estacionada em Nhandeara em frente a Unidade Básica da cidade. Com a iniciativa, moradoras da cidade têm a oportunidade de realizar exames preventivos de forma gratuita.

O câncer de mama é o segundo tipo de doença mais comum entre as mulheres. Muitas vezes, o diagnóstico tardio acaba matando, por isso a prevenção é importante.

A carreta do Hospital de Câncer de Barretos, que chegou, ontem, dia 4 de fevereiro, fica em Nhandeara até o dia 12 de fevereiro.

Na última quarta-feira, dia 03, ela esteve em Ida Iolanda durante todo o dia atendendo as pacientes do distrito.

Vale destacar que a carreta chegou em Nhandeara no Dia Mundial do Câncer. A data foi instituída em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e tem como principal objetivo fazer com que o maior número de pessoas ao redor do Planeta fale sobre a doença. No Brasil, a iniciativa é protagonizada pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).

Estacionada em frente a Unidade Básica de Saúde de Nhandeara, os pacientes se sentem em um consultório convencional quando entram no veículo.

A carreta oferece exame de mamografia para identificar o câncer de mama e todas as mulheres com faixa etária entre 40 e 69 anos podem procurar a Unidade Básica de Saúde ou o ESF (Estratégia Saúde da Família) com os xerox dos documentos e realizar o agendamento. Para fazer o agendamento não é necessário que paciente tenha um encaminhamento médico. Facilmente se reconhece a importância da carreta ao analisar as estatísticas. Sendo o segundo tipo mais frequente e o mais comum entre as mulheres o câncer de mama corresponde a 22% dos novos casos registrados a cada ano no país. Por isso a prevenção é fundamental. “O exame da mamografia é um exame que consegue detectar o câncer em fase inicial e todo ano esse exame deve ser realizado”, afirma a diretora de saúde, Fabiana Dib Tarran da Costa.