31 AGO 2015
Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil e Atualização das Carteiras de Vacina
No período 15 a 31 de agosto de 2015 acontece as Campanhas contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) e Atualização do Esquema Vacinal das crianças menores de 5 anos de idade. O dia “D” aconteceu no dia 15 de agosto, sábado, onde aproximadamente 150 crianças foram vacinadas no Centro de Saúde II de Nhandeara e E.S.F de Ida Iolanda.

Em 2015 o Brasil realiza o 36º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e o 26º ano sem a doença no país, não mais ocorrendo episódios desta doença desde 1989 e todas as ações devem ser mantidas até que aconteça a erradicação mundial. No estado de São Paulo, o último caso ocorreu no município de Teodoro Sampaio no ano de 1988.

Em 1994 nosso país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem juntamente com os países das Américas.

Destaca-se que em 1988, desde a realização da Assembleia Mundial da Saúde, houve redução da incidência mundial dessa doença em mais de 99% e o número de países, atualmente, onde a poliomielite é endêmica passou de 125 para três (Nigéria, Paquistão e Afeganistão). Sem esse esforço internacional, mais de 10 milhões de pessoas teriam sido afetadas pela poliomielite.

No entanto, as ações de vigilância epidemiológica e vacinação ainda deverão ser realizadas para que o mundo fique livre desta doença, devido à ocorrência de conflitos, instabilidade política, populações de difícil acesso e infraestrututra inadequada, que representam grandes desafios para a erradicação da poliomielite.

Atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre os anos de 2014 e 2015, nove países registraram a doença e na sua maioria decorrente de importações do poliovírus selvagem de países endêmicos. Em 2015, até o dia 29 de julho, foram registrados 34 casos da doença (28 no Paquistão e 6 no Afeganistão). É importante salientar que na Nigéria há quase um ano não há notificação de casos de paralisia infantil.

Desde 2012, com a introdução do esquema sequencial VIP-VOP, substituindo-se a primeira e segunda dose (aos 2 e 4 meses de idade), da vacina oral atenuada contra a poliomielite (VOP), pela vacina inativada (VIP), ocorre apenas uma etapa da Campanha de vacinação indiscriminada para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias) com a vacina VOP (VOP). Com a aplicação da VOP de modo indiscriminado em Campanhas obtemos extensa disseminação do vírus vacinal, capaz de competir com a circulação do vírus selvagem, interrompendo abruptamente a cadeia de transmissão da doença. Ao circular pela comunidade, a vacina promove imunização coletiva.

O grupo alvo da campanha para a poliomielite são as crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade (seis meses a quatro anos 11 meses e 29 dias), totalizando no Brasil 12.716.756 crianças, a meta mínima é vacinar 95% do grupo alvo, de forma indiscriminada, ou seja, 12.080.918 crianças. No Estado de São Paulo a população alvo é de 2.519.247 crianças e a meta de 95%, corresponde a 2.393.285 crianças.

Portanto, solicitamos que pais e responsáveis por crianças menores de 5 anos compareçam no Centro de Saúde II de Nhandeara ou E.S.F de Ida Iolanda para vacinar seus pequenos e para deixar a carteira de vacinação em dia. Não esqueçam da carteira de vacinação. Você é o protetor do seu filho!