11 JUL 2017
Nhandeara É VERDE AZUL
O município de Nhandeara, é certificada pelo Programa Estadual Município Verde Azul. O programa foi lançado em 2007 pelo Governo do estado de São Paulo, e tem o inovador propósito de medir a apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios, assim neste ano de 2017, o programa completa dez anos e mudando as estratégias do Programa o Secretario Estadual de Meio Ambiente assim como a coordenação do programa, implantou não uma certificação, mas três, sendo duas pré certificações e uma certificação no final do ano. A participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para liberação de Recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP. As ações propostas pelo Programa compõem as dez diretivas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Nhandeara foi Pré Certificada e nessa primeira etapa onde a nota de corte era 25 pontos, conseguimos 39,40.

“Quero agradecer a cada pessoa que acreditou no trabalho ambiental, e em especial aqueles que nunca mediram esforços para que as ações acontecesse, posso citar o coordenador de transporte Adriano Barreto Nascimento que trabalha nos apoiando na diretiva qualidade do ar realizando as aferições veiculares, Rodrigo Menegon que implantou na grade curricular da educação infantil a oficina de Meio Ambiente, a todos os professores e coordenadores das escolas municipais que abrem as portas das salas de aula apoiando e entendendo a importância ambiental, ao coordenador de serviços gerais Damilton Rogerio Franco que sempre esteve a disposição e apoiou na realização de várias ações, ao Gerente da Sabesp Carlos Padilha que é parceiro da Prefeitura Municipal, a todo quadro da administração que sempre fez o possível e ao Sr. José Adalto (Zé do Carneiro) Prefeito Municipal por acreditar em um ambiente melhor e nos dar a oportunidade de demostrar o quanto é importante um município rumo a sustentabilidade e a resiliência,” destaca Nathieli Fernanda de Moura Silva, Bióloga e Coordenadora municipal de Meio Ambiente. Muitas outras campanhas e ações estão chegando por ai e a participação da população é de extrema importância por isso a coordenação de meio ambiente está sempre à disposição, aceitando sugestões e apoiando os munícipes no quer for de sua competência.