10 ABR 2017
Município realiza ação de manutenção de fauna
Nos dias de hoje muito se tem falado em questões ambientais e o município de Nhandeara tem especial preocupação e também o compromisso de melhoria da qualidade de vida e a manutenção de fauna e flora através de reflorestamentos e arborização.

Só neste ano Nhandeara já recebeu o plantio de 1423 mudas de diversas espécies, entre elas algumas frutíferas, outras paisagísticas e das diversas classificações ecológica, essas espécies são que oferecem abrigo e alimentação à fauna local e dessa forma protegem o ecossistema como um todo, estão plantadas no novo conjunto habitacional, em sua divisa com área rural, e contamos com a ajuda de toda população para a manutenção das espécies plantadas, assim como fiscalização para que imprevistos não ocorram na área, lembrando sempre que essa ação é para o benefício de todos, fauna, flora e nos moradores de Nhandeara.

As mudanças climáticas, poluição hídrica, edáfica e do ar, diminuição dos recursos materiais, acúmulo de resíduos sólidos, e outras, são as principais causas de degradação ambiental. A progressiva migração da população para áreas urbanas, seu crescimento e organização, têm efeitos intensivos com alterações profundas nos sistemas naturais, na paisagem das cidades e nos padrões de qualidade ambiental no meio urbano. Muitas cidades sofrem com problemas de poluição atmosférica, sonora e visual, que prejudicam o bem-estar das pessoas que nelas vivem. À medida que as cidades crescem em tamanho e densidade, as mudanças que produzem no ar, no solo, na água e na vida, agravam os problemas ambientais que afetam o bem-estar de cada morador (SPIRN, 1995). Com o passar do tempo, o homem se distanciou do convívio direto com a natureza e passou a viver em cidades, mas a busca por essa necessidade biológica sempre existiu, isso pode ser verificado através de milênios, em jardins, parques e cidades-jardins. A arborização de vias públicas ou urbana é um exemplo disso. Segundo Dantas e Souza (2004) ela tem a finalidade de trazer para as cidades um pouco do ambiente natural, sendo um indicador de qualidade de vida. Inúmeros são os benefícios proporcionados pelas árvores encontradas nas áreas públicas. Elas exercem função ambiental, psicológica e ecológica importante para o ambiente urbano e a população humana (RODRIGUES, et al., 2002; DANTAS e SOUZA, 2004; BIONDI e ALTHAUS, 2005; ROPPA et al., 2007).