23 JUN 2014
MEIO AMBIENTE
Representantes de Nhandeara participam de reunião da ONU sobre Cidades Resilientes
O Coordenador Municipal de Meio Ambiente de Nhandeara e a presidente da ONG Rio São José dos Dourados estiveram reunidos no Palácio dos Bandeirantes com o responsável pelo Centro de Excelência para redução do risco de desastres da ONU (Organização das Nações Unidas), David Stevens, oportunidade em que abordaram os assuntos sobre os riscos que as estiagens (secas) severas que serão eminentes em nossa região e principalmente a possível participação do município no programa da ONU “Cidades Resilientes”, cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos.

O lançamento no Brasil da Campanha Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando, da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD), da Organização das Nações Unidas (ONU), é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, e pretende sensibilizar governos e cidadãos para os benefícios de se reduzir os riscos por meio da implementação de 10 passos para construir cidades Resilientes.

Conscientes de que o município é quem realiza a primeira resposta em situações de crises e emergências, é fundamental que os governos locais e a sociedade civil organizada unam esforços, integrem todos os setores da sociedade e desenvolvam soluções inovadoras que engajem nossas cidades na redução das vulnerabilidades. O objetivo da ação é aumentar o grau de consciência e compromisso em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem estar e segurança dos cidadãos.

O Representante de Nhandeara falou da situação encontrada em sua região, ficou clara a preocupação com a estiagem (seca), o desabastecimento da cidade, pois o ribeirão que abastece a cidade vem diminuindo sua capacidade a cada ano. “É hora de unir forças, para amenizar tantos perigos eminentes. Este ano não conseguimos montar a brigada anti- fogo por falta de 4 quatro cidadãos, pois seria de suma importância para o município, acredito que teremos outra oportunidade e ai sim acredito que teremos voluntários conscientes e serão treinados para efetuar os primeiros socorros em incêndios e desastres naturais em nosso município e região”, disse.