31 OUT 2014
SAÚDE E BELEZA
Nova UBS para Nhandeara
Foi dado início as obras de construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) em Nhandeara, a Estratégia Saúde da Família (ESF) Zona Oeste, ao lado da Rodoviária do município.

Serão investidos R$ 518 mil para construção da nova UBS. Do valor total, R$ 110 mil são de recursos próprios e o restante através de Convênio Federal, por meio do Ministério da Saúde. “A unidade pretende atender 1.200 famílias, 3.600 pessoas na Zona Oeste da cidade”, afirma o prefeito Ozinio Odilon da Silveira.

Segundo Dr. Odilon, a finalidade da administração é a descentralização da saúde para os bairros. “Levar aos bairros a instalação da Unidade de Saúde, para que a população tenha um melhor atendimento e conforto, e que elas não precisem se deslocar para o Centro”, diz.

Uma unidade semelhante está prevista para a Zona Leste, outro extremo da cidade e com a mesma finalidade. “Cada unidade terá seus aparatos próprios, ambulância, farmácias, consultórios médicos, são unidades independentes. Claro que no Centro ficarão as referências como retaguarda dos atendimentos nos bairros”, explica Dr. Odilon.

Dr. Odilon ainda assegura que essa obra será finalizada dentro de seu mandato. “Assim como todas as outras”, garante.

Unidade Central

O prefeito Dr. Odilon diz que está em fase de finalização o projeto arquitetônico para outra unidade. “Estamos finalizando o planejamento da Unidade Médica Central, uma obra prevista de R$ 2,5 milhões, dos quais já foram disponibilizados pelo Governador (Geraldo Alckmin) um montante de R$ 1,2 milhão. Finalizando o projeto arquitetônico, será aberta a licitação da obra”, destaca.

De acordo com o prefeito, a obra contará com uma novidade. “A Unidade Central, será uma obra de um projeto muito rápido de edificação, porque mais de 70% da obra será pré-moldada, fazendo com que a mesma finalize com pelo menos de 6 a 8 meses de antecedência”, comenta.

A Unidade será construída aonde funciona hoje a Unidade Central, no espaço onde está a antiga Quadra de Esportes. Acomodará as Unidades Básicas de Saúde, especialidades e o SAMU.

Casas Populares

Na próxima semana traremos uma entrevista exclusiva com o prefeito de Nhandeara, Ozinio Odilon da Silveira, que nos contará detalhes sobre a conclusão das obras das 210 casas populares, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU.