12 SET 2014
AGRICULTURA
Casa da Agricultura de Nhandeara realiza curso sobre Associativismo Rural
A Casa da Agricultura de Nhandeara realizou no dia 9 de Setembro um Curso sobre Associativismo Rural, que teve a presença de 20 participantes. O Associativismo Rural proporciona condições para que o agricultor cresça, passando a assimilar melhor as técnicas agrícolas e administrativas, participando e interferindo, positivamente, no processo de comercialização.

O Associativismo Rural proporciona condições para obtenção de resultados na economia de escala, na participação e capacitação, na utilização de máquinas e equipamentos, na oferta de trabalho, na preservação do meio ambiente e na estabilidade e renda. Essas medidas serão decisivas para fixar o pequeno proprietário rural na terra, evitando a fuga do homem do campo para a periferia dos grandes centros urbanos, reduzindo, também, o fantasma do êxodo rural, que agrava drasticamente o desemprego, estimulando a marginalização e a criminalidade.

O curso teve como objetivo geral capacitar produtores rurais (associados e diretores) das Associações de Produtores Rurais de Nhandeara, para melhor gerenciamento das Associações, tendo como ênfase: - Conhecer princípios básicos do Associativismo Rural; - Conhecer os métodos de administração de uma Associação Rural; - Conhecer as Legislações pertinentes ao Associativismo Rural; - Transformar a participação individual e familiar em participação comunitária; - Desenvolver atitudes e comportamentos básicos para viver em sociedade; - Permitir a troca de idéias, opiniões, sentimentos e informações entre todos os membros do grupo; - Possibilitar a prática da cooperação para atingir um fim comum; - Estabelecer e/ou fortalecer as relações entre as pessoas e as relações destas com a comunidade de modo geral e Valorizar a importância de cada um e do grupo. (Fonte: Casa da Agricultura de Nhandeara)