13 MAR 2015
SAÚDE E BELEZA
Nhandeara na Campanha de Vacinação contra o HPV
A Campanha de Vacinação contra o HPV iniciou-se oficialmente no Brasil no dia 10 de Março deste ano e é de grande importância, pois, vai contribuir na redução dos casos de câncer de colo de útero e das verrugas genitais. Lembrando que o HPV, que nada mais é do que o papilomavirus humano é o terceiro tipo mais freqüente de câncer entre mulheres e a quarta causa de morte entre as mulheres.

O papel da vacinação é prevenir a infecção pelos sorotipos presentes na vacina, reduzir os casos de câncer de colo de útero (atualmente a segunda causa de morte por neoplasias entre mulheres), reduzir verrugas genitais (condilomas), além de existir evidências de maior proteção para as pessoas que nunca tiveram contato com o vírus.

É importante ressaltar que a vacina não substitui a realização do Papanicolau, não confere proteção contra todos os tipos oncogênicos, não substitui o uso de preservativo e é importante lembrar que existem várias outras doenças sexualmente transmissíveis como AIDS, sífilis, gonorréia, entre outras.

A vacina é quadrivalente, ou seja, confere imunidade para 4 tipos de vírus do HPV (tipos 6, 11, 16 e 18). É aplicada na via intramuscular, de preferência no músculo deltóide, é segura e os efeitos colaterais após a vacinação são leves e pouco freqüentes. Cerca de 10 a 20% poderão apresentar dor e vermelhidão no local da injeção e febre baixa. Algumas adolescentes, devido ao medo da injeção, poderão apresentar desmaio. Por isso, para reduzir o risco de quedas, serão vacinadas sentadas e observadas por 15 minutos.

Serão vacinadas as adolescentes de 9 a 11 anos de idade, mas também poderão ser vacinadas as jovens de até 13 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não tenham recebido a primeira dose da vacina.

A vacinação das adolescentes ocorrerá nas escolas em datas programadas, portanto, para saber a data na sua escola é só procurar o Centro de Saúde II pelo telefone (17) 3467-4900 (José Diego ou Lurdinha) ou se informar na sua própria instituição escolar. É válido lembrar que a própria escola estará entregando para cada aluna um termo de autorização ou recusa da vacina que neste já consta a data de vacinação da escola. Não se esqueçam de trazer a carteira de vacinação!