26 AGO 2014
SAÚDE E BELEZA
Programa Saúde Bucal em Nhandeara
A equipe de Odontologia do Departamento Municipal de Saúde de Nhandeara realizou no dia 07 de agosto mais uma etapa do programa de saúde bucal, na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Joaquim Fernandes de Melo”.

A cirurgiã-dentista Cláudia Cristina Delgado, auxiliada pela agente comunitária de saúde Tamara Tasso Franco, instruíram os alunos sobre a importância de uma escovação correta e eficiente.

Os alunos foram orientados através de um vídeo educativo, complementado por demonstrações em manequim odontológico sobre a doença cárie, técnicas de escovação, quantidade ideal de creme dental e utilização do fio dental. Em seguida, os alunos realizaram a escovação supervisionada, colocando em prática o que aprenderam a respeito da técnica de escovação.

O objetivo desta orientação é ensinar os alunos sobre a importância e o modo correto de realizar a higienização bucal, fazendo que utilizem tais técnicas no dia a dia, a fim de prevenir doenças bucais e problemas futuros.

Após a escovação, foram feitas avaliações dentárias na própria escola pela cirurgiã dentista a fim de diagnosticar quais alunos necessitam de tratamento odontológico. Posteriormente, os pais e/ou responsáveis das crianças, que foram diagnosticadas com cárie, receberão uma aviso da coordenação da escola informando a necessidade de um tratamento específico na Unidade Básica de Saúde ou em Consultório Particular.

Tornar a escovação um hábito rotineiro das crianças em formação, ajuda a formar adolescentes e adultos com uma maior qualidade de saúde bucal e auxilia na prevenção de inúmeras doenças causadas pela má higienização oral.
26/08/2014
Programa Saúde Bucal em Nhandeara