16 MAI 2013
SAÚDE E BELEZA
Campanha de vacinação contra gripe atinge meta apenas com trabalhadores da saúde
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até nesta sexta-feira, 17 de maio, mesmo assim o município de Nhandeara conseguiu atingir a meta de vacinação em 100% apenas com os trabalhadores da saúde.

Segundo dados do Centro de Saúde do município, da última quarta-feira (15), a meta populacional é vacinar pouco mais de 2,5 mil pessoas. A cobertura menor entre os grupos de risco são as gestantes com 63,74% vacinadas até o momento. Em seguida aparecem as crianças com 70,36%. Os idosos estão logo acima com 71,18% vacinados e 80% das puérperas (que deram à luz em até 45 dias) receberam a vacina. Indígenas e doentes crônicos não tiveram os números divulgados.

Em todo o Estado a campanha pretende imunizar contra a gripe cerca de 7 milhões de paulistas. Além de deixar a população imune contra a gripe A (H1N1), tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza: A H3N2 e B.

“Vale esclarecer que a vacina não provoca, de maneira nenhuma, gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde.

Vale lembrar que os postos de saúde estarão em funcionamento até às 17h desta sexta-feira (17) para imunização da população.