31 OUT 2014
SAÚDE E BELEZA
Palestra do Grupo de Diabéticos e hipertensos aborta tema sobre Hanseníase
No último dia 22 de outubro de 2014, foi realizado no salão do Acessa São Paulo, na COHAB CDHU, palestra com cerca de 50 pacientes do grupo de hipertensos e diabéticos do ESF Setor Oeste do município de Nhandeara - SP, foi abordado pela Medica Selma e o Enfermeiro da unidade Paulo, e Agentes Comunitários da Saúde, sobre a campanha de hanseníase que está sendo realizada pelo ministério da saúde, que começou no dia 20 de outubro e dia 31.

A ação tem como fundamento, conscientizar os participantes, abordando vários relatos através de vídeos e slides, sobre a história da hanseníase no estado de São Paulo, desde começo do século XX até hoje em dia, e alguns sinais e sintomas da mesma que são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade; Área de pele seca e com falta de suor; Área da pele com queda de pêlos, especialmente nas sobrancelhas; Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade; Sensação de formigamento (Parestesias) ou diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato.

Outros sintomas podem aparecer quando a pessoa se queima ou machuca sem perceber, dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, inchaço de mãos e pés. Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos. Úlceras de pernas e pés. Nódulo (caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos. Febre, edemas e dor nas juntas. Entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz; Ressecamento nos olhos; Mal estar geral, emagrecimento; Locais com maior predisposição para o surgimento das manchas: mãos, pés, face, costas, nádegas e pernas.

Importante: Em alguns casos, a hanseníase pode ocorrer sem manchas. Assim para finalizar a palestra foi realizado entrega de panfletos para melhor esclarecimento, para que seja repassado o conhecimento para toda família que hanseníase tem cura e precisamos lutar contra ela.
31/10/2014
Palestra do Grupo de Diabéticos e hipertensos aborta tema sobre Hanseníase