12 SET 2014
Campanha de conscientização contra Leishmaniose em Nhandeara
A Vigilância Sanitária e Equipe de Controle de Vetores de Nhandeara promovem ciclo de palestras no município, em parceria com escolas e demais setores do município no combate à Leishmaniose.

Não existe qualquer vacina ou medicamento profilático de ação direta disponível, por agora. Assim, é necessário ter em conta algumas medidas profiláticas: Não criar galinhas, porcos e roedores na área urbana (Lei n.º 10.083 de 23/09/1998 do Código Sanitário Estadual); Evitar o acúmulo de matéria orgânica, como restos de comida, montes de folhas, frutos ou fezes de animais. O mosquito palha se reproduz nestes ambientes; Embale muito bem o seu lixo, evitando joga-lo em terrenos baldios; Use repelentes, mosquiteiros, tela em janelas e inseticidas; O mosquito palha é sempre ativo ao entardecer, muito pequeno, voa dando saltos como pulgas; Apenas a fêmea se alimenta de sangue para maturar os ovos, tem preferência por sangue de cães e humanos; Evite que seu cão fique solto pelas ruas; e O cão infectado não contagia diretamente o homem, nem através de saliva, fezes, urina ou pequenas mordidas. Só é transmissível a doença através do “mosquito”.
12/09/2014
Campanha de conscientização contra Leishmaniose em Nhandeara