26 SET 2014
Projeto Lixo à Cidadania em Nhandeara
Todos nós sabemos que a coleta seletiva é muito importante para sustentabilidade local, que existem lixeiras coloridas, cada uma para cada tipo de material reciclável e que gera renda para pessoas que coletam. O mais importante é o sentimento de doação e solidariedade, pois isso, é transmitido para o agente ambiental (catador) de forma magnifica, criando vínculos de amizades e respeito.

O projeto Lixo à Cidadania oferece um local adequado para breve armazenagem de materiais recicláveis. Além do local, a Prefeitura Municipal de Nhandeara fornece transporte e coleta do material, prensagem para qualquer catador do município e alimentação.

Tendo em vista que não é conveniente armazenar materiais em casa, atrapalhando a qualidade de vida dos vizinhos, sabendo que existe um lugar adequado para isso, é de fundamental importância que os munícipes de Nhandeara participem com afinco do projeto e doem materiais. Existem pessoas que relutam em participar, pois não entendem o que é o “espírito” de cooperativismo e partem para o individualismo, atrapalhando o desenvolvimento e o êxito do projeto, pois sem o envolvimento social é utópico pensar em sustentabilidade local.

É só analisarmos as imagens e observar o progresso que teve o Lixo à Cidadania, era um barracão que só protegia a prensa, era sol de manhã e à tarde. O refeitório era em cima de caixas perto da prensa, a água era emprestada do vizinho. Hoje o local conta com poço semi artesiano, refeitório, banheiro especial masculino e feminino, prensa zera, alimentação balanceada, transporte ida e volta, caminhão de coleta seletiva com motorista, energia e todos equipamentos necessários para o desenvolvimento da triagem e prensagem dos produtos recicláveis agregando cada vez mais valor fugindo dos atravessadores que levavam mais da metade do lucro dos catadores.
26/09/2014
Projeto Lixo à Cidadania em Nhandeara